Mídias online

Onda Cidadã: Mapeamento de iniciativas de Mídia e Cultura online

Em 2014, o Onda Cidadã realizou pela primeira vez o mapeamento de iniciativas online dos GIACs (Grupos, Associações, Iniciativas Pessoais e Coletivos), a fim de promover o reconhecimento dessas ações.

Para a produção de uma rede interativa, interligando as iniciativas de mídia e cultura online mapeadas pelo Onda Cidadã, utilizou-se o Facebook como parâmetro de ligação, devido à forte presença dos coletivos em sua rede. Foram extraídas individualmente as informações desejadas de cada página, de forma a utilizar os “likes” (“curtidas”) entre si como índice de conexão.

Com os dados obtidos, tornou-se possível analisar o grau de conectividade entre as diferentes iniciativas, a partir de dados coletados e antes indisponíveis, como: a quantidade e frequência de suas publicações; a repercussão que atraem, por via de curtidas, comentários e compartilhamentos; há quanto tempo estão ativas; o número de usuários cujas curtidas já haviam atraído; e, principalmente, a quantas páginas uma determinada iniciativa se conecta – tanto por meio de curtidas recebidas (grau de entrada) quanto estabelecidas (grau de saída).

Foram encontradas, ao todo, 196 mapeados com iniciativas online. Destas, verificou-se que 99 possuem ligação entre si; ou seja, mais da metade dos coletivos mapeados estão conectados, direta ou indiretamente (por meio de páginas intermediárias). Ao mesmo tempo, outras 5.608 ações não mapeadas pelo Onda Cidadã também fazem parte da rede, por terem sido curtidas por alguma iniciativa que gerou dados para a pesquisa.

Para uma representação visual dessas informações, porém, foi necessário transpô-las para um grafo estático e, posteriormente, transformá-lo em uma rede interativa para integrá-la ao portal do Onda Cidadã. Para isso, foi utilizada uma biblioteca JavaScript dedicada à renderização de grafos e redes complexas, chamada Sigma.

Estes e outros dados foram então anexados na seção abaixo, onde são exibidas agora duas redes distintas: a primeira, filtrada apenas com os mapeados; e a segunda, completa, a fim de demonstrar também as redes de conexões individuais das iniciativas mapeadas. É possivel aproximar ou afastar a imagem clicando nas lupas ou utilizando a barra de rolagem do mouse.

Legenda

Círculos (nós) – Cada um representa uma iniciativa online mapeada pelo Onda Cidadã. Seu tamanho depende do número de conexões que possui com outros nós.

 Estas linhas indicam vínculos entre os GIACs. As “curtidas” (“likes”) entre suas páginas no Facebook foram utilizadas como índice de conexão (cada conexão entre os nós representa um “like”).

 No grupo 1 (laranja), estão os nós com uma ou mais conexões entre si.  No grupo 2 (azul), os sem conexões, ou seja, iniciativas que não curtiram outras.

> Filtrar por coletivos já mapeados pelo Onda Cidadã
> Ver todos os coletivos mapeados e suas redes de conexões


Com isso, tornou-se possível notar, por exemplo, que a página mapeada com maior grau de conectividade é a Observatório de Favelas, uma organização política sediada no estado do Rio de Janeiro. Ela se liga a outras 14 iniciativas mapeadas e, ao mesmo tempo conecta-se também a outras 136 páginas que, apesar de não terem sido especificamente mapeadas pelo Onda Cidadã, também estão presentes na rede social. Percebe-se também que a ação não mapeada com maior número de ligações é o Circuito Fora do Eixo, uma rede de coletivos presente em 25 estados do Brasil. Mesmo sem ter sido extraído, conta com 110 conexões distintas; destas, 20 são mapeadas pelo Onda Cidadã – uma quantia maior que a do Observatório de Favelas.

Por fim, este mapeamento possibilitou uma identificação eficaz de órgãos e coletivos diversos, relacionados ou não a atividades e grupos específicos, além de ter facilitado a descoberta de novas iniciativas culturais e midiáticas.